• Rua Senador Fláquer, 73, sala 43 - Centro, Santo André - SP
  • Atendimento de Segunda a Sexta das 8h às 17h
  • Telefone:
    (11) 2759-8144 / 2759-8177

  • Email:
    newservice@newserviceterc.com.br

Dados Sobre o Mercado

Dados Sobre o Mercado

Dados Sobre o Mercado

Fonte: Sebrae

“Até meados da década de 1970, a maioria das empresas utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada com técnicas de limpeza ou no uso de equipamentos e produtos profissionais e adequados à necessidade de cada público ou prédio. A introdução da terceirização como conceito gerencial e estratégico nesta época alavancou o mercado de prestação de serviços e fez florescer um grande número de novas empresas.Ao observar o mercado, percebe-se que a maioria das empresas prestadoras de serviços no país possui menos de 20 anos. Esse é um dado importante para entendermos a razão de o mercado ser tão carente de conceitos técnicos, capacitação, métodos de gestão, etc. E essa carência é percebida tanto por parte dos prestadores de serviços, como da parte dos tomadores de serviços.

Por ser um segmento “jovem”, muitos conceitos ainda precisam ser difundidos e ensinados. Por conta disso, ainda encontramos muitos tomadores de serviços adotando a terceirização como uma decisão financeira, não estratégica. Como também encontramos prestadores de serviços utilizando produtos e equipamentos domésticos não apropriados para uso profissional. Outra característica importante do setor é que ele possui uma grande quantidade de pequenas empresas.

Pelos dados disponíveis, quase 70% das empresas (entre 7.300 e 7.500) empregam menos de 20 funcionários, sendo que a maioria destes empresários é oriunda da área operacional.

Em termos geográficos, o mercado está concentrado nas Regiões Sul e Sudeste, no qual encontram-se cerca de 70% a 75% das empresas prestadoras de serviços e dos trabalhadores do setor.

Fora dessas regiões, alguns estados se destacam como Bahia, Goiás e o Distrito Federal – os dois últimos alavancados pelos negócios como Governo Federal, forte tomador de serviços. O maior mercado desse segmento está concentrado nas capitais, região metropolitana e nos grandes centros.”